eu odeio trailer. eu sou o chato do spoiler, sim, me critiquem. apesar de que eu não reclamo nada com ninguém, só tento desviar de toda e qualquer informação de um filme que quero assistir, pra chegar o mais “fresco” possível ao cinema. é uma doença? talvez. melhora minha experiência assistindo filmes? não sei, mas na minha cabeça parece que sim. me deixa.

toda vez que falo disso, o pessoal me pergunta “então como você faz pra saber que filme assistir? o que é bom?” e a resposta é fácil: eu acompanho os diretores que gosto, os atores que gosto, as produtoras que gosto e vejo as próximas coisas que eles fazem. e não, não é muito difícil. é só seguir o pessoal nas redes sociais e deixar que cheguem as informações. e de vez em quando se perguntar “hum, o que será que fulano tá arrumando da vida? faz tempo que não vejo nada dele” e plau, tá filmando alguma coisa, certeza.
aí isso me deu uma ideia aqui de fazer uma listinha de realizadores brasileiros contemporâneos pra vocês acompanharem e não precisarem assistir mais nenhum trailer de filme brasileiro na vida. bora lá?
Kleber mendonça filho

fácil né galera? o homem não erra. só faz filmaço. retratos fantastamas, bacurau, aquarius, o som ao redor. loucura como só tem pedrada. e ele é super ativo nas redes, tem um belíssimo instagram, fica postando várias coisas legais sobre seus filmes lá da frança, todo chique. segue ele lá.
filmes de plástico

já vou puxar sardinha pro meu lado, pois sou mineiro e tenho que apoiar a mineirice no cinema. mas nem precisa de bairrismo, a filmes de plástico é uma das melhores produtoras de cinema brasileiro, só tem filmaço também, quase levou marte um (2022) pro oscar – deveria ter ido e vencido (anora você me paga), fez agora o excelente O Dia que te Conheci (2023), fez um dos meus favoritos Temporada (2018), também o ótimo No Coração do Mundo (2019) e alguns dos melhores curtas que já vi na vida, como o fantástico Fantasmas (2010), que você consegue assistir aqui.
Eles também são ativos nas redes, dá pra acompanhar a filmes de plástico aqui e os realizadores separadamente: André Novais Oliveira, Gabriel Martins, Maurilio Martins e Thiago Macêdo Correia.
Anita Rocha da Silveira

ela posta pouco, filma de maneira bem espaçada: Mate-me Por Favor (2015) e medusa (2021), mas tudo que nos manda é pura arte. artista que chama. artista fazendo arte. mal posso esperar em 2027 quando sair mais uma pancada. segue ela lá, vai.
Pedro Diogenes

MAIS UM REALIZADOR QUE NÃO TEM ERRO, SÓ FAZ FILMAÇO. ESSE EU JÁ DEVO AVISAR QUE FAZ ALGUNS FILMES MAIS DIFERENTÕES, ENTÃO SE VOCÊ AINDA ESTÁ FIXADO EM ASSISTIR PRODUÇÕES MAIS CONVENCIONAIS, TALVEZ NÃO SEJA TUDO DELE QUE TE AGRADE, APESAR DE QUE SUAS ÚLTIMAS OBRAS SEJAM MAIS “PALATÁVEIS”, COMO A FILHA DO PALHAÇO (2022) QUE ESTÁ AÍ NA ENTREVISTA DO LINK E O CENTRO ILUSÃO (2024). MAS SE VOCÊ QUER VER ALGO DELE AGORA QUE SEJA BEM PEDRO DIÓGENES DAS IDEIAS, VÁ ASSISTIR INFERNINHO (2018).
ELE TAMBÉM É SUPER ATIVO NO INSTAGRAM, QUE APARENTEMENTE É O REDUTO DOS CINEASTAS BRASILEIROS, ENTÃO BORA SEGUIR.
GUTO PARENTE

guto parente é outro realizador que só entrega histórias impactantes e complexas. inclusive, fez alguns de seus filmes em parceria com pedro diógenes, nosso último indicado, como inferninho (2018) e estrada para ythaca (2010).
eu lembro de seguir ele no instagram, mas agora não tô achando mais seu perfil por lá. talvez ele tenha conseguido se livrar das garras das terríveis redes sociais (sorte dele), mas vi que sua produtora tem um belíssimo perfil, então acho que é o local para ficar sabendo mais sobre seus filmes e mais cinema independente brasileiro. eu segui agora e você deveria também.
inclusive fui dar uma olhadinha no site deles e temos três filmes de guto parente vindo por aí.
juliana rojas

uma realizadora que só nos presenteia com o melhor do terror brasileiro. e um terror bem pensado, com crítica social foda meo no meio, que te deixa assustado não só com o sobrenatural mas também com o capitalismo. ela fez o perfeito trabalhar cansa (2011) e o excepcional grandioso, estrondoso sinfonía da necrópole (2014) que eu amo de paixão, além de várias outras obras horripilantemente incríveis. segue agora.
marco dutra

e não dá pra falar de juliana rojas e não falar de marco dutra, sua dupla em trabalhar cansa (2011) e as boas maneiras (2015), que também nos ataca de maneira fatal com incríveis obras de terror, inclusive com a série noturnos (2020) na globoplay que não vi ainda mas vou ver a-g-o-r-a (em qualquer momento do futuro não é realmente agora).
menções honrosas
esse texto já tá ficando grande demais, não consigo mais escrever, e você nem deve querer ler mais, então vou deixar outras pessoas aqui pra você seguir de forma mais rápida, numa listinha básica.
entre muitos outros que fiquei com preguiça de colocar aqui. faça suas pesquisas! um beijo.

Deixe um comentário